sábado, 14 de maio de 2011

Quimica ea saúde

Quimica na medula óssea
A substância química que convoca as células-tronco da medula óssea para o local de uma ferida, foi descoberto por cientistas no Reino Unido e Japão.



O estudo, publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, identificou o sinal de socorro – HMGB1(Esta proteína é capaz de dobrar o DNA em um ângulo de até 80º, aumentando a afinidade de outras proteínas com o material genético, podendo aumentar a transcrição).
Os autores acreditam que ele pode ser usado para colocar “um megafone no sistema” para melhorar o tratamento de lesões, como queimaduras e úlceras de perna.
Outro especialista britânico disse que a pesquisa tinha potencial.
A medula óssea, é pensado, joga um papel importante na reparação de pele danificada, mas o processo exato é desconhecido.
Cientistas da Universidade de Osaka e King’s College de Londres deram células da medula óssea a ratos com brilho verde – para poder ser rastreados.
Eles, então, feriram os ratos e alguns receberam enxertos de pele.
Medicina Megafone
Em ratos sem enxertos, os cientistas observaram um numero normal de células-tronco viajando para a ferida. Aqueles com enxertos de células-tronco tiveram muitas que viajam para a ferida.
O professor John McGrath, do King’s College de Londres, diz que o tecido da pele enxertada não tem vasos sanguíneos e, portanto, tampouco tem oxigênio. Ele diz que esse ambiente leva à liberação de HMGB1 – ou o que ele chamou de “a sinal que salva a pele ‘- o que resulta em que células-tronco se desloquem para a ferida.
Ele disse: “Poderia ter um impacto muito grande na medicina regenerativa para o tratamento de pessoas com doenças genéticas raras e problemas mais comuns, tais como queimaduras e úlceras.
“Isso poderá revolucionar a gestão de cicatrização de feridas.”
Ele prevê tratamentos em que uma droga similar ao HMGB1 seria injetado na proximidade de uma ferida.
Ele disse: “Seria como colocar um megafone no sistema para chamar as células-tronco para a área da ferida.
Os investigadores em Osaka estão desenvolvendo uma droga para imitar HMGB1. Eles esperam começar os testes em animais até o final do ano e os ensaios clínicos humanos pouco depois.
Phil Stephens, professor de Biologia Celular da Universidade de Cardiff, disse: “Eu acho que tem potencialmente grandes implicações clínicas, mas o fundamental é o potencial se você pode controlá-lo. Você não pode simplesmente usa-lo, você precisa da quantidade certa na hora certa. “
“Identificar o mecanismo é um passo muito importante em primeiro lugar.” 


fonte:http://real-agenda.com/2011/04/06/pesquisadores-afirmam-ter-isolado-sinal-quimica-que-faz-com-que-celulas-tronco-reparem-a-pele/

2 comentários:

  1. A Química está presente nas etapas fundamentais da saúde: na prevenção, no diagnóstico, na terapia e no acompanhamento dos pacientes.

    ResponderExcluir
  2. Como a quimica é importante na nossa vida,ela nos ajuda a cuidar da nossa saude ela é utilizada também no desenvolvimento de muitos medicamentos.

    ResponderExcluir