quarta-feira, 4 de maio de 2011

Quimica eo nosso bem estar

O ano de 2011  foi declarado pela ONU(Organização das Nações Unidas)como Ano Internacional da Quimica,essa ciência está tão presente no nosso dia a dia que ganhou um ano totalmente dedicado a ela.O objetivo é celebrar as conquistas da quimica e suas contribuições para o nosso bem estar.Sem as extraordinárias descobertas feitas pela química, você provavelmente não estaria lendo este texto. Afinal, essa ciência foi a responsável pelo desenvolvimento do plástico usado na fabricação de partes do seu computador (teclado, mouse e monitor) e também pela criação do material que emite o laser do mouse óptico. A química também está por trás da elaboração dos materiais semicondutores que formam o processador (o “cérebro” do computador), além de estar ligada ao desenvolvimento dos compostos que criam a imagem colorida que aparece no monitor.Mesmo se você decidisse imprimir este texto para lê-lo depois, a química ainda estaria presente para ajudar. Isso porque ela é responsável pelo desenvolvimento de grande variedade de pigmentos coloridos, usados nas impressoras que temos em casa, mas também na pintura de automóveis, fogões e geladeiras, no revestimento de paredes, no tingimento de tecidos e na impressão colorida de livros, jornais, revistas e fotos.Vista com preconceito por certo tempo, principalmente devido à produção de inseticidas muito tóxicos e de detergentes que poluíam rios e lagos, a química deu a volta por cima ao desenvolver inseticidas menos nocivos e detergentes biodegradáveis, que não agridem tanto o meio ambiente.

Hoje, os produtos desenvolvidos a partir das descobertas da química estão presentes em nossas vidas durante todo o dia. Quando acordamos, logo usamos a escova e o creme dental. O xampu e o condicionador, bem como as essências usadas para fazer o desodorante e o perfume, também são inicialmente elaborados em laboratórios químicos. Parte da roupa que você veste é produzida com tecido sintético, assim como seu tênis e a mochila que você usa para colocar seu material escolar. O combustível dos ônibus ou automóveis (diesel, gasolina, gás natural, álcool ou biodiesel) são produzidos pela química. E, caso você tenha alguma doença, o médico receitará um remédio (também desenvolvido com a ajuda dessa ciência).  Ou seja, a química está presente no nosso cotitianoe contribui para todo o nosso conforto.


http://chc.cienciahoje.uol.com.br/colunas/no-laboratorio-do-sr-q/quimica-nossa-vida-nosso-futuro

5 comentários:

  1. Muito bom o texto inicial do Blog, agomas vamos iniciar a discussão, todos os componentes devem participar, abraço

    ResponderExcluir
  2. Nossa! quando paramos para pensar tudo praticamente na nossa vida envolve a quimica, tudo o que utilizamos tanto em casa como no trabalho...realmente a nossa vida foi transformada para melhor cada vez que a quimica progride nossa vida é benificiada.

    ResponderExcluir
  3. realmente depois de lermos este texto podemos ver que a quimica esta relacionada com tudo q a em nossa volta e que sem ela seria dificel termos as condicoes de vida que temos hoje!

    se voce tem outra opinião sobre ésta ipótese deixe seu comentário expressando seu ponto de vista e porque voce descorda.. abraço

    ResponderExcluir
  4. realmente depois que lermos esse texto vimos que a química é muito importante em nossas vidas, mas também tem seus pontos negativos, pois trouxe muitos benefícios e também muitos malefícios pois através da química foi criado muitas substancias tóxicas que poluem rios e nosso meio ambiente.

    ResponderExcluir
  5. Realmente a quimica esta todos momentos das nossas vidas nos trazendo muitos beneficios.
    Mas tudu tem seu lado bom e ruim como traz beneficios traz seus maleficios com poluição e bombas tomicas.

    ResponderExcluir