quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Radiação- Postagem 2º trimestre


Acidentes radioativos marcam a história recente do mundo



      A história recente do mundo registra vários acidentes nucleares que deixaram marcas e ainda causam medos. Um dos mais lembrados é o de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986. Na ocasião, houve uma explosão seguida por um incêndio em um reator, que emitiu partículas radioativas que se espalharam por milhares de quilômetros quadrados. O episódio foi classificado com nível 7 e é apontado como o responsável por gerar mais de 4 mil casos de câncer.
Outro acidente nuclear classificado com nível 7 foi o ocorrido recentemente, no Nordeste do Japão, na Usina de Fukushima Daiichi. Após o terremoto seguido por tsunami, no dia 11 de março, a estrutura da usina foi abalada e houve explosões e vazamentos. A água e o ar foram contaminados por partículas oriundas da usina.
A decisão de elevar o nível de ameaça em Fukushima foi tomada depois que especialistas estimaram o nível de radiação em 10 mil terabecqueréis por hora na Usina de Fukushima por várias horas. O Japão também decidiu ampliar a zona de evacuação em torno da usina nuclear afetada por causa da preocupação com o vazamento radioativo. A zona passará a incluir cinco comunidades fora do raio de 20 quilômetros estabelecido anteriormente.
Em 1957, um acidente radioativo na usina de Kyshtym, na Rússia, foi classificado com nível 6. Na ocasião, houve uma explosão em um tanque gerando centenas de casos de câncer e contaminação de centenas de quilômetros quadrados.
No mesmo ano, em Windscale, Grã-Bretanha, o incidente foi classificado com nível 5. Um incêndio em um reator provocou contaminação da região próxima e pode ter gerado 240 possíveis casos de câncer.
E 1979, nos Estados Unidos na Usina de Three Mile Island, uma falha no equipamento levou à fusão nuclear de grande escala e danos graves ao reator. Até agora, o grau de gravidade da crise nuclear no Japão estava no nível cinco, o mesmo do acidente em Three Mile Island.

5 comentários:

  1. Vemos então que em caso de vazamento em uma usina nuclear, os níveis de contaminação radioativa são muito altos e a área afetada nunca voltará a mesma, por isso a energia nuclear é muito perigosa.

    CALVIN MARQUES.

    ResponderExcluir
  2. depois de ler o texto, que foi posto pelo grupo, sobre os acidentes radioativos e sabendo também de acontecimentos e desastres recentes relacionados a radiação,muitas pessoas acabam ficando com um certo medo da radiação,pois como leigos no assunto podem não saber que a radioatividade está mais presente em nosso dia-a-dia do que nos podemos imaginar.Um exemplo muito simples sobre está afirmação é a própria luz solar que transmitida por uma onda de radiação eletromagnética, e isso quer dizer que não é toda e nem qualquer radiação que é prejudicial ao seres vivos e em certos casos pode ser até fundamental para a sobrevivência.


    posto por: JIAN MICHEL

    ResponderExcluir
  3. Ela tem os seus perigos mas nos ajuda muito.
    No brasil existe uma usina nuclear em angras dos reis no rio de janeiro que é uma das principais fontes de energia.Que é capaz de iluminar o cristo redentor por 1.800.000 anos.Perigosa mas necessária para nós.
    Dieimes F. Geyger

    ResponderExcluir
  4. A radiação nuclear pode ser ao mesmo tempo extremamente benéfica e altamente perigosa. Depende apenas de como ela é usada. Materiais nucleares, ou seja, substâncias que emitem radiação nuclear são razoavelmente comuns e de muitas maneiras freqüentes no nosso dia a dia.
    Heylla Silveira Castilhos

    ResponderExcluir
  5. Quando falamos em energia nuclear, a primeira coisa que vem à nossa mente é algo como bombas atômicas ou armas nucleares. Muitas pessoas fazem a triste associação da radioatividade com apenas coisas negativas, mas a energia nuclear é mais do que isso.Aqui estão alguns exemplos a nosso favor:
    Radiografia,radioterapia,esterilização de materiais.

    Rafael Alonso

    ResponderExcluir